destaque featured

Será que Deus prepara um namorado(a) pra você?

16:59Rafael Fernando Rodrigues

Esse é um assunto rápido e bem interessante de se comentar. No meio jovem, na igreja, vejo muitos meninos e meninas dizendo acerca de namoro: Deus ainda não quer que eu me case ou namore agora, mas “ele está preparando o meu varão ou a minha varoa”!

Outros dizem: Estou orando pra Deus me dar aquele garoto (a) pra mim. Ou até mesmo: Na hora certa Deus proverá minha varoa ou meu varão.

Bom, você meu leitor, pode não concordar comigo, mas particularmente, pelo que li na Bíblia até agora, (se caso minha leitura não foi muito acurada, aceito sugestões e indicações para aprofundarmos mais e mais esse assunto) Deus só fez isso duas vezes, que eu saiba; nessas duas vezes que Deus preparou e providenciou esposas para os seus servos, no caso Adão e Oseias, não foi muito legal. Porque ambos não tiveram a livre escolha, escolher quem queriam para ter como mulher. Um teve o melhor de Deus e o outro teve que compartilhar sua vida com aquilo que é temível para qualquer homem.

Adão estava só, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18). Deus fez isso nas melhores intenções possíveis, deixando de lado a onisciência de Deus, para agradar Adão. Muitos dizem que Adão pediu uma mulher como esposa, mas o certo é que Deus lhe deu Eva para ser sua companheira, preparou-a e deu a ele para estar ao seu lado sempre. Muitos também usam essa passagem para enxergar que Deus ainda hoje prepara namorados ou maridos para os que pedem... Eu afirmo que realmente Deus, ainda prepara essa pessoa para você, mas o que vejo são muitas pessoas decepcionadas com Deus por esperar tanto tempo e ficar sem respostas.

Vamos analisar a escolha de Deus para Adão: Eva, perfeita e inocente assim com adão feitas pelas mãos de Deus. Como Adão e Eva eram uma só carne, Eva pereceu no engano de Satanás e trouxe para Adão também que pecou juntamente com ela, recebendo em si a punição do seu erro, que induzido pela mulher, cometeu. Quando indagado por Deus sobre a desobediência, Adão insatisfeito com a mulher que Deus deu a ele, colocou culpa no próprio Deus por ter lhe dado uma mulher que levou ele ao tal erro: “...A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi” (Gn 3.12). Mas já era tarde, Deus estabeleceu a união e a sentença pra todos nós, mas graças a Deus temos a redenção, a salvação para sairmos dessa condenação, mas isso é outro assunto.

Viu como foi ruim para Adão, Deus ter dado a mulher pra ele, e qual foi a gratificação que Deus recebeu? Deus só quis o melhor para Adão, deu tudo a ele, comida, lugar, domínio sobra a terra e ainda mais uma belíssima mulher, mas mesmo ele vacilando não quis aceitar a culpa, culpando a Deus por ter feito o melhor pra ele. Deus deve ter se “arrependido”, (digo com força de expressão, por que Deus não se arrepende de nada, disto sei) e por isso é que não encontramos na Bíblia Deus preparando e dando mulheres ou esposos pra ninguém. Mas vemos um caso parecido, o caso do matrimônio do profeta Oséias. Por ordem divina ele teve que tomar por esposa uma prostituta (Os 1.2) Obedecendo a Deus, ele sentiu na pele o mesmo que Deus estava sentindo e fazendo o seu povo conhecer como estava a situação dele e de seu povo. Uma linda história de perseverança, e também podemos dizer, de obediência; já pensou se Deus mandasse você se casar com uma prostituta? Você faria isso? É difícil.

Outros personagens, como Isaque e Jacó, aparecem na Bíblia indo atrás de suas esposas, e buscando-as. Mas no Antigo Testamento, pelo menos para os homens, era livre pra ele escolher suas esposas, mas as mulheres deveriam obedecer, pois era estabelecida a ordem moral de submissão ao homem instituída por Deus desde o princípio (Gn 3.16). Então, tiramos as conclusões de que biblicamente Deus não prepara ninguém pra ninguém, e as vezes que ele fez isso, não foi legal, por mais que ele tivesse as melhores intenções.

Sabemos que nós, somos insatisfeitos sempre. Nunca nos satisfazemos com nada, por mais que seja de Deus, e o melhor desta terra, prova disto foi Adão, como vimos acima. O homem é falho, imperfeito cheios de defeitos; se isso funcionasse, essa de pedirmos alguém pra Deus e ele nos atender, ele estaria hoje com sua caixinha de sugestões e reclamações transbordando de reclamações de fábrica e reparos. Hoje, no tempo da graça, onde todos tem direitos iguais, de buscar o que quer; bem ou mal; céu ou inferno; ser ou não ser; ir ou não... E uma série de escolha, e sabendo nós disto que Deus não interfere em nenhuma delas, ele não faz aquilo que podemos fazer.

Com relação a namorados, Deus não arruma namorado (a) pra ninguém, você é livre pra escolher quem bem você quer. Basta buscar, analisar, descobrir o que é melhor pra você, pra você mesmo ser responsável pelas suas próprias escolhas e atitudes, sem correr o risco de culpar a Deus por dar aquilo que não pediu, ou dizer a Deus os defeitos do bonequinho que deveria vir perfeito, pra você; como se Deus interferisse na vida alheia, nos planos alheios simplesmente para fazer aquilo que você quer. Melhor explicando: Você gosta d um fulano tal, aí você pede ele pra Deus. Mas aquele fulano nem sonha que você gosta dele, e ao invés de você investir e lutar por ele, não. Você espera que Deus interrompa os planos dele, a vida dele, as vontades dele pra direciona-lo até a você pra depois que você descobrir os defeitos dele e então ficar enchendo Deus com reclamações.

Vá você correr atrás, vá você e conquiste quem você quer. Deus não move uma palha naquilo que você é capaz: você tem beleza, charme, voz e Deus na vida; todas as capacidades para conquistar quem você bem quiser. Mas com um conselho, não dado por mim, mas pela Bíblia: Que seja uma pessoa crente, cristão ou cristã, servo (a) de Deus e que faz a vontade de Deus. Por que: Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; "pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso". (2° Coríntios 6.14-18).

Sinceramente eu não entendo como é esse esperar em Deus dos jovens a respeito de namoro e casamento. Será que esses, que esperam no Senhor uma esposa ou uma namorada, acham que eles vão estar tranquilos em casa e de repente a porta bate ou a campainha toca, e quando vão abrir será uma bela mulher, bonita e perfeita; e com uma doce voz dirá: “Olá, sou uma enviada de Deus, Ele me preparou para casar com você, serei sua esposa; quando vai ser o casamento?”.

Essas pessoas que esperam em Deus, não saem para shows gospel, festas da igreja, não se enturmam com a mocidade de outras congregações, e não namoram? A maioria das pessoas que esperam em Deus não namoram, esperam de Deus ainda um namorado ou uma namorada sendo que o namoro é uma fase em que você passa com o companheiro para ambos se conhecerem e saber se realmente é essa pessoa que você quer pra dormir com você para o resto da vida!

Como eu já falei, você tem todas as ferramentas necessárias para conquistar quem você quiser, e que Deus não faz aquilo em que o ser humano é capaz de fazer. Deus não dar namorado ou esposo pra ninguém, o que o Senhor pode fazer é, abençoar as suas escolhas. Se você escolheu se casar ou namorar com o fulano, Deus ele respeita suas escolhas e vai abençoar sua decisão, vai abençoar seu namoro, abençoar seu casamento; é diferente de o Senhor dar, preparar, ou formar alguém pra você; devemos analisar que isso vai contra o preceito da livre escolha, sendo que Deus não vai interferir os planos de alguém e dizer: “Deixe seus planos de mão que agora você vai casar com aquela fulana!”. Isso sem contar que existem jovens crentes que pedem alguém específico pra Deus: “Senhor, eu quero é o fulano de tal pra mim” e dizem que estão orando pra Deus dar fulano pra elas.

Isso não é correto. Deus deu livre arbítrio, e você escolhe o seu destino; se queres ser salvos ou não, ir pro céu ou para o inferno, dizer sim ou não e escolher quem bem você quiser pra casar namorar, mas você tem que ir atrás, conquistar e ser feliz.

Não dizem que as coisas mais difíceis são as mais legais? Então, conquistar um príncipe da vida não deve ser fácil, mas pra Deus nada é impossível, mas basta você correr atrás, conquistar, agir... Pois coisas que vem fácil demais de bandeja, nem damos valor e Deus, mais do que ninguém sabe disso. Comparo com a Salvação, Deus deu de graça através do seu Filho amado Jesus; é de graça, mas devemos lutar pra conseguir a salvação, ela não é dada de bandeja, é salvo quem quer e quem conseguir, quem agir como um cristão autêntico.

Então, caros irmãozinhos que esperam em Deus alguém, não vos acomodem; aja, lute, conquiste aquele menino que toca bateria da igreja, ou aquele menino que você tanto sonha; chega de atentar Deus por coisas que Deus não vai fazer, vai lá e conquiste, pois depois de conquistado aí sim vai chegar a vez de Deus: “É esse que você quer minha filha?” _ “É Senhor, esse mesmo” Aí Deus vai entrar com toda sorte de bênçãos, pra você ser feliz com o seu escolhido e não um escolhido de Deus. Aí só não é feliz quem não quer.

Que Deus abençoe a todos... 


Por: Neymarques Feitosa

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato