Baal-Peor. O Deus dos Pecados Sexuais

18:24Rafael Fernando Rodrigues

Texto Chave:
“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. 1 Co. 6:18. Ler também Números 25:1-3,9

Objetivo da Lição:
Não vamos nos enganar! O mesmo Deus que puniu os adoradores de Baal-Peor continua a reivindicar santidade e pureza de cada um de seus filhos. 


Enfatizar:
a) Os varões hebreus, seduzidos pelas moabitas, não somente prostituíram-se com estas, como também acabaram por adorar a horrenda divindade daquele povo pagão. O julgamento divino não tardou. Vinte e quatro mil israelitas são exterminados pelo Deus que não pode aturar a impureza entre os seus filhos. Não pense que o culto a Baal-Peor ficou no passado. Muitos cristãos, sem o saberem, estão convivendo com essa abominação. 

b) Baal era o deus supremo dos cananeus. Em hebraico, Baal significa SENHOR. Seus adoradores acreditavam fosse o ídolo o responsável pela abundancia do ventre. Em Peor, região de Moabe, havia uma versão local dessa divindade, que era adorada conjuntamente por moabitas e midianitas. Foi nessa localidade de Sitim, bem defronte de Jericó, que Israel rompeu a aliança com o seu Deus, pondo-se a cultuar a Baal. Sendo o Deus da fertilidade, seu culto era marcado pela crueldade e por uma devassidão que envergonharia até Sodoma e Gomorra.  Em suas cerimônias havia:
1) sacrifícios de vitimas humanas; 
2) orgias e os mais inimagináveis desregramentos;

3) logicamente, louvores a Baal.

 c) A história é conhecida. O rei Balaque de Moabe, contratou Balaão para amaldiçoar a Israel. Todavia, o profeta sabia muito bem que jamais poderia amaldiçoar um povo a quem o Senhor cobrira de bênçãos. Desse episodio temos a concluir duas coisas: 
1) Nem maldição, nem trabalho de macumba, tem qualquer poder sobre o povo de Deus; 
2) No entanto, se nos deixarmos contaminar pelo pecado, estaremos completamente expostos; 
3) o próprio Deus nos amaldiçoará . Foi o que aconteceu.

d) O velho Baal continua o mesmo: tudo faz por induzir os santos a impureza. Seus profetas e adoradores também não mudaram. Vejamos como os seus cultos manifestam-se em nossos dias: 
1) Pornografia. Não são poucos os filhos de Deus que se acham arruinados espiritualmente em conseqüência disso. O Senhor não atura essas coisas; são abominações aos seus olhos. Ele  é Santo! 
2) Diversões carnais. Roubam nosso tempo com Deus. 
3) Namoros permissivos. O namoro cristão tem de primar pela decência, recato e moderação. 
4) Roupas indecentes e lascívia. Deus não mudou. Continua a exigir santidade e pureza de todos seus filhos. 
5) Infidelidade conjugal. Adultero é adultério! Pecado é pecado. Ainda que busquemos justificados teológicas a tais comportamentos, a verdade bíblica não será alterada. 
6) Fantasia sexual. Esse perigo ronda constantemente os filhos de Deus.

Ajuda para desenvolver a lição:
Baal-Peor é uma coisa vergonhosa. Os que participam de seu culto perecerão. Dt. 4:3. A Bíblia é clara quanto às suas reivindicações. 1 Ts. 4:3.

Fonte: www.ifamilia.com.br

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato