Gravação do DVD Centenário das Assembléia de Deus, pela Reuel Music e Sony Music Gospel.

20:27Rafael Fernando Rodrigues

O Centenário do Movimento Pentecostal no Brasil, sem dúvida, será uma data que ficará para sempre marcada no coração dos assembleianos. Sem dúvida, se estivessem vivos, os missionários suecos Daniel Berg (1884-1963) e Gunnar Vingren (1879-1933)teriam mais de 100 motivos para agradecer a Deus pelo resultado de um trabalho incansável iniciado em Belém do Pará.

Uma data assim tão especial não poderia passar em branco. Além das várias comemorações organizadas pelaConvenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), o mercado fonográfico nacional, cujo estilo pentecostal é marca registrada dos brasileiros, também preparou uma comemoração única na última segunda-feira (20) na Assembleia de Deus em Nova Iguaçu, bairro da Baixada Fluminense. A Sony Music Gospel, na pessoa de seu diretor Mauricio Soares, presenteou os membros da igreja e demais presentes com a gravação de um DVD comemorativo pelos 100 anos de fogo no Brasil. O projeto havia sido idealizado para ser gravado em Belém, mas, em três semanas, tudo precisou mudar e os cariocas ganharam um grande presente das mãos de Deus. Com direção de Alex Passos e produção musical de Jairinho Manhães, o registro promete ser um marco no meio evangélico e coloca a Sony mais uma vez em evidência por ser a primeira gravadora a reunir as quatro principais vozes do louvor pentecostal – Cassiane, Elaine de Jesus, Damares eLauriete – em um mesmo evento.
Pastor João Nunes, dirigente da igreja, conduziu a primeira parte do culto
Alex Passos, que produziu DVDs de prestígio como (André Valadão) e Uma nova história(Fernandinho), deu as boas-vindas à multidão. O palco da gravação já chamava atenção com fotos históricas de século de avivamento tendo a foto dos fundadores em lugar de destaque. Depois das considerações, o microfone foi passado para o Pastor João Nunes, dirigente da igreja, que fez a oração inicial. Para a satisfação de todos, ele chamou ao palco os convidados especiais Bertil e Karl Vingren, respectivamente filho e neto de Gunnar Vingren. Karl, que também é cantor, adorou a Deus com um de seus louvores. “É uma grande honra estar aqui. Há cem anos uma pequena semente foi plantada no coração de um homem e essa semente cresceu como uma árvore com sombra para todo o Brasil. Os sonhos de Gunnar e Daniel são nossos sonhos”.
Karl Vingren, neto de Gunnar Vingren, apresentou uma de suas canções
Com um português bem afiado, Bertil conquistou a turma jovem com seu jeito despojado e pediu que eles não percam a esperança de que há algo muito melhor reservado para quem for fiel até o fim. “Estou alegre em ver tantos jovens. A mensagem de Gunnar e Daniel é que Jesus pode salvar a todos. Tenho lido nas revistas sobre o tráfico e é para eles também que Jesus quer dar a salvação”.
Aos 86 anos, Bertil Vingren, filho de Gunnar, surpreendeu com seu português afiado
Para manter o povo aquecido até o grande momento do diretor gritar gravando, o Pastor João Nunes convidou alguns cantores já conhecidos pelos frequentadores dos cultos da igreja. A primeira atração foi a dupla Hedy e Ronny que trouxe toda a alegria do sertanejo universitário gospel e fez o povo vibrar com a contagiante Pode chorar. Em seguida, veio Mirian Mota, vencedora do realityLevitas, apresentado por Cassiane e Jairinho. A cantora, que veio diretamente de Goiânia, mostrou seu talento na interpretação de Ouça a voz de Deus. Também teve gente da antiga nessa festa:Álvaro Tito (enfim) apresentou seu primeiro trabalho pela Sony e arrebatou a todos com sua voz inconfundível em Somente pela graça, que dá título ao CD que chega em julho. Marquinhos Menezes e Lilian também marcaram presença e apresentaram canções de seu mais recente trabalho – CD Eu creio!, lançado pela Gravadora Central Gospel – Deus é maior (Tudo que Jesus conquistou na cruz) e Promessa. Atendendo a pedidos, Álvaro Tito retornou ao palco e apresentou mais uma inédita: Reinas em glória. Apesar dos apelos, o cantor se despediu sem nem ao menos dar uma palhinha de seu maior sucesso Não há barreiras.
A dupla Hedy e Ronny contagiram o povo com seu sertanejo universitário

Mirian Mota do palco do Levitas para o DVD do Centenário

Álvaro Tito apresentou seu primeiro trabalho pela Sony Music Gospel

Marquinhos Menezes e Lilian encantaram o povo

Depois de duas orações realizadas, finalmente chegou a hora de mostrar o que foi ensaiado nesses dois longos meses de preparação. Orquestra de cordas, naipe de metais, banda e back-vocal em suas devidas posições. Alex, de modo bem descontraído, chama os anfitriões à presença do público que não aguentava mais a espera que valeu a pena. Senhoras e senhores, com vocês: Jairinho Manhães, Elaine de Jesus, Brenda, Lauriete, Marcelo Aguiar, Danielle Cristina, Cassiane e Damaresadentram ao templo e juntos cantam um dos grandes clássicos do hinário cristão – A mensagem da cruz (Rude cruz) que, mesmo tendo sido escrita em 1912 por George Bennard, ainda permanece atual em nossos dias.
A música de abertura foi o clássico de 1912 - A mensagem da cruz
O primeiro a cantar foi Jairinho que surpreendeu a todos com seu solo de uma canção inédita, escrita por Tony Ricardo exclusivamente para a ocasião. Nas asas do vento, com uma sonoridade jazzística, marca o início da carreira solo do produtor e maestro.
Jairinho Manhães mostrou seu talento solo em Nas asas do vento
“Onde estão os fabricadores de fogo nesta noite?”. Foi nesse espírito que Elaine de Jesus entrou ao som do sucesso É demais (2002). Apesar de precisar refazer a abertura, a cantora contagiou o povo que também correspondeu bem ao novo hit Pode ser você do álbum Celestial.
É demais e Pode ser você foram cantadas por Elaine de Jesus
Com muita alegria e expectativa, Elaine convidou a revelação da música gospel ao palco. Brenda mostrou que fez por merecer o título ao interpretar brilhantemente a canção Toque NEle, faixa integrante do CD Outra metade. A cantora foi ovacionada antes mesmo do término da música.
Brenda esbanjou talento e simpatia em sua apresentação
Lauriete chegou com muito ritmo com Vou profetizar, título de seu álbum lançado no ano passado que vendeu mais de 80 mil cópias. Com uma nova roupagem que teve direito a um belo solo de sax, a vitoriense relembrou o sucesso Palavras de 1999.
Lauriete mostrou a força do louvor pentecostal
O toque sertanejo retornou ao palco do Centenário com a presença de Marcelo Aguiar que abriu o baú de memórias e cantou Me dá poder de filho, primeiro sucesso gospel do artista. A pedido do diretor Alex Passos, a canção foi repetida para captar uma melhor participação da multidão.
O poder de Deus ao som do sertanejo gospel de Marcelo Aguiar
Aos brados de “Santo, santo, santo” (nem precisa fazer muita força para descobrir a próxima participação), Marcelo chamou Danielle Cristina ao palco. O sucesso Deus, Tu és Santo foi um dos pontos altos da noite que ganhou mais força nos metais e a cantora fez valer a confiança da Sony ao convidá-la para o DVD. A atuação do back formado por Fael Magalhães, Kátia Santana, Joelma e Josy Bonfim e Hedy Barbosa surpreendeu.
Danielle Cristina deu um show ao lado do back-vocal de peso
Cassiane, uma das mais aguardadas da noite, entrou ao som de Unção de Deus do CD Viva. Uma pequena microfonia fez com que a cantora desse uma pausa, mas ela aproveitou para pregar para os presentes. “Você tem liberdade para adorar ao nome do Senhor. Eu e você somos a geração do Centenário. Onde a unção é derramada, o jugo é despedaçado”. Agora, sem nenhum ruído, a pastora mostrou porque recebeu o título de uma das grandes representantes do gênero. Alcunha essa confirmada com Todo Poderoso, destaque do álbum Faça diferença (2007), que foi o ponto forte de sua apresentação.
Cassiane arrebatou o público com a canção Todo Poderoso
Damares encerrou a primeira parte do repertório do DVD com sua nova canção De repente, muito bem escolhida para a ocasião por falar sobre o derramar do Espírito no Dia de Pentecostes. “Eu nasci no fogo, eu sou do reteté”. Claro que Um novo vencedor não ficaria de fora e sacudiu o povo.
Damares apresentou canções do CD Diamante
Quando todos pensaram que a gravação havia terminado, eis que Jairinho (o maestro era um show à parte durante toda a noite com seu jeito único em orquestrar cada detalhe) coordena os músicos em um instrumental magistral. Quando o violão dá seus primeiros acordes, as quatro divas retornam ao palco para um medley surpreendente com os sucessos de cada uma. O som do instrumento apontou que a primeira canção se tratava de Sabor de mel que emendou comTerremoto santo, seguida por Deus dos deuses. O momento inesperado foi o solo inicial de Elaine de Jesus em Minha bênção, sucesso na voz de Cassiane. Ao final da apresentação, Marcelo Aguiar, Danielle Cristina e Brenda retornaram para finalizar o DVD com A mensagem da cruz. Com previsão de lançamento para setembro na ExpoCristã, com direito a CD e Play-back, o registro, com fotos de Décio Figueiredo, já é um marco na história não só da Assembleia de Deus como de todos os evangélicos no Brasil. Como estava muito bem estampado na parede da igreja, “foi o Senhor que fez isto e é coisa maravilhosa aos nossos olhos (Salmo 118.23)”.

Sabor de mel, Terremoto santo, Deus dos deus e Minha bênção comporam o medley que emocionou a todos na parte final do DVD.

Por Rafael Ramos – Fotos: Rafael Paressa (com colaboração de Thamires Paola)

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato